Formigão de BH

Usuário desde 02-04-2009
Já enviou 8 Definições.

8. Bater bife

Fazer "a bobagem"; manter relações sexuais com outra pessoa.

7. Peut-être

Origem: francês

(Lê-se: pê-tétri ou "poet-étr")

Talvez, provavelmente. Utilizado para respostas rápidas, curtas.

6. Baba-ânus

Indivíduo adulador, bajulador, que lisonjeia servilmente alguém (em geral, com interesses pessoais).

5. Jabá

Propaganda oportunista que se faz sobre algum produto ou serviço comercial de forma espontânea, mas em momento inadequado (o jabazeiro é sempre aquele "chato").

Há também o jabá pessoal, em que o indivíduo vende a própria imagem. Pessoas desesperadas por emprego ou simplesmeste exibicionistas crônicas costumam valer-se desse tipo de jabá.

4. Fidamãe

É uma forma contracta da expressão "filho (ou filha) da mãe", adaptada da linguagem coloquial para a escrita (também coloquial, como se percebe).

Usado, na maioria das vezes, como vocativo ou como adjunto adnominal, esse vocábulo é comum no linguajar nordestino e entre falantes de classes menos abastadas cultural e economicamente.

Expressa sentimento de raiva, fúria, desapontamento ou pode mesmo ser aplicado como elogio (uma situação realmente específica).

3. Pode crer

Por vezes substituída por "podes crer", "pódi crê" ou mesmo por "dicrê", essa rotineira expressão idiomática (junção do verbo poder na 3ª pessoa do singular + verbo crer, no infinitivo) encravada na realidade jovem suburbana brasileira não significa mais que "acredite, confie em mim!".

Também é usada como sinônimo de "sim" ou "está certo". Já foram relatados casos em que tal expressão foi empregada ao invés de "presente!" (na hora da chamada de alunos pelo professor).

2. Durr

(Lê-se "dâr", pois é uma palavra de origem inglesa)

Adjetivo para designar pessoas ou atitudes imbecis.

1. Foder

Foder é um verbo trnasitivo direto ou intransitivo que significa "transar". Porém, essa palavra é utilizada em linguajem pejorativa, não se referindo a qualquer tipo de ato sexual, mas sim a algo moralmente depreciativo, como uma transa violenta ou estupro. Portanto, está implícito no emprego dessa palavra um tom machista, pois, considerando que na violência sexual o agente é quase sempre um homem, "quem fode comanda, quem fode tem o poder, quem fode machuca".

Foder, contudo, nem sempre se refere à transa propriamente dita. Como toda palavra de baixo calão, é um vocábulo de grande carga expressiva, que pode caber em vários contextos.


1 página - 8 Definições