André Abramczuk

Usuário desde 30-01-2010
Já enviou 4 Definições.

4. Maqui

7. Botânica: Planta dióica da família das eleocarpáceas (Aristotelia Chilensis), nativa de uma estreita região do sul do Chile e da Patagônia (Argentina), cujas flores, pequenas e brancas, dão lugar a um pequeno fruto comestível.

3. Maqui

[Do francês "maquis"]. Substantivo masculino. 1. Vegetação espessa, constituída de arbustos, urzes etc., característica de algumas regiões mediterrâneas.
2. Na Córsega, terreno de espessa vegetação arbustiva, utilizado como esconderijo de malfeitores.
3. Na França, local de difícil acesso onde se reuniam os membros dos movimentos de resistência clandestina à ocupação alemã (1940-1945) durante a II Guerra Mundial.
4. Esse movimento de resistência.
5. Substantivo comum-de-dois: Militante desse movimento.
6. Zoologia: Lêmure (Lemur catta) encontrado na República de Madagascar, de pelagem cinzenta e cauda com anéis brancos e pretos [F.: Do malgaxe maky].
7. Botânica: Planta dióica da família das eleocarpáceas, nativa de uma estreita região do sul do Chile e da Patagônia (Argentina), cujas flores, pequenas e brancas, dão lugar a um pequeno fruto comestível.

2. Cáustica

Adjetivo feminino de cáustico (V.).
Substantivo feminino:
Na Óptica: Superfície dos raios de luz refletidos ou refratados por uma superfície curva ao objeto, ou a projeção dessa superfície de raios em outra superfície.
O termo também refere-se à curva na qual os raios de luz são tangentes, determinando uma fronteira da superfície de raios como uma curva de luz concentrada. Portanto na imagem da direita, as cáusticas podem ser os traços de luz ou suas bordas brilhantes.

1. Cáustico

queimar, pelo latim causticus.
Adjetivo masculino:
que queima, cauteriza ou carboniza tecidos orgânicos.
Sentido figurado: Que fere, irônico, mordaz, satírico.
Substantivo masculino:
Substância química que desorganiza os tecidos e pode até chegar à produção de escaras.


Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª, ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.


1 página - 4 Definições