Amigo

Usuário desde 28-05-2012
Já enviou 28 Definições.

28. Decano

DECANO na religião da umbanda é as mães e pais pequenos,que fazem o papel de tronqueiras, as gabaritas, experientes no assunto de magia e mediunidade, sempre com saudação a elas ou eles.

27. Exú

A primeira corrente afirma que a palavra Exu seria uma corruptela ou distorção dos nomes Esseiá/Essuiá, significando lado oposto ou outro lado da margem, nomenclatura dada a espíritos desgarrados que foram arrebanhados para a Lemúria, continente que teria existido no planeta Terra.
A Segunda corrente assevera que o nome Exu seria uma variante do termo Yrshu, nome do filho mais moço do imperador Ugra, na Índia antiga. Yrshu, aspirando ao poder, rebelou-se contra os ensinamentos e preceitos preconizados pelos Magos Brancos do império. Foi totalmente dominado e banido com seus seguidores do território indiano. Daí adveio a relação Yrshu / Exu, como sinônimo de povo banido, expatriado.
A terceira corrente afirma que o nome Exu é de origem africana e quer dizer Esfera.

26. Umbanda

Umbanda é religião afro-brasileira, é religião que compõe um diversificação de religião numa só,por isso, muitos consideração um religião mista, onde sua particularidade esta com os orixás e segue outra vertente interpretativa da palavra:

um = DEUS
banda = conosco,
então,UMBANDA, significa " DEUS CONOSCO".

25. Umbanda

Umbanda é a centelha divina, força natural (orixás), também possui outra vertente, a saber:
um = DEUS(OLORUM)
BANDA = ESTAR.
umbanda, então, entende -se, "estar com DEUS".

24. Exu

Exu é um Orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Elegbá, Elegbara
Exu é o orixá da comunicação. Fiscalizador do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano, conforme tarefa a ela atribuída por Olodumare ou Olorum. Ele que deve receber as oferendas em primeiro lugar afim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, mundo material e espiritual, seja plenamente realizada.

23. Incenso

É feito de ervas elaboradas por pessoas que buscar a cura espiritual. Também é utilizado por igrejas massonicas, catolicas, protestantismo, umbandismo, budismo, pelo povo indiano, e etc. Tem por finalidade ligar o ser espiritual com os seres humanos,tem por função dependendo das ervas manipulada para o incenso, espantar espiritos trevosos como apenas aromatizar o ambiente, no sentido de harmonia.

22. Banho de ervas

É uma junção de ervas, para o intuito de higienizar o corpo físico, para desacoplar maus fluidos de espiritos ruins, os banhos de ervas foram utilizado pelos nossos ancestrais com meio de purificar o corpo, sintonizar com espiritos afins.

21. Exú mirim

exú = vibração;
mirim = criança.

Esse espirito usa a energia diminuta, criando uma roupagem fluidica infantil, no mundo astral, é mesmo mecanismo utilizado para a reencarnação, porém, na religião da umbanda, o seu significado é de trazer alegria, entusiasmo, renovação de fé, criando um campo magnetico de amor, para procurar entender que "OLORUM" ( DEUS),manifesta de diversas formas, com intuito de elevar a moral dos consulentes, mesmo numa forma infantil.

20. Incenso

Na religião de umbanda sagrada, tem por função eliminar o mal que ocorra no ambiente, na casa (com ervas certas, bem preparada por pessoas capacitadas). Em outros sentidos são de higienizar o ambiente, purificar o consulente(psique), de espantar espiritos inferiores, de potencializar o espectro espiritual do ser para recepção de forças sutis universais do bem, para sintonizar e equilibrar os mediuns e preparar o terreiro ou a tenda, para manifestação de espiritos obreiros do bem, ou seja, os apostolos do bem.

19. Defumação

Junção de ervas, para espantar maus espiritos, higienizar, purificar, ou melhorar o ambiente, função de limpar a mente desvirtuada.

18. Descarrego

Do verbo descarregar, no cunho religioso é limpeza, tirar espirito obsessores.
Do verbo descarregar tem a conotação de tirar algo do local e transferir a outro,como por exemplo, caminhão no ato de entrega de mercadoria.

17. Pombagira

pomba = é um passaro usado no passado como correio,"pombo correios";
gira = movimento, caminhada, deslocamento, volta, giro, etc.

Portanto, fica assim, "mensageira dos caminhos", na religião da umbanda o espirito de pombagira (feminino ou exú feminino)fica á esquerda, limpa, orienta pessoas desvirtuada no sexo ou qualquer tipo de vicios, também conhecida como guardiã,"senhora dos caminhos",proveniente do idioma kimbundu, pambu( fronteira, encruzilhada) do congo e de angola denominados njila/nzila ou pambú njila( senhor guardião do caminho)sua função atuante segue as dos guardiões( nkisi- masculino) e no feminino nkisi, conhecida com pombagira, ja no culto de nação bantu, da lingua kimbundu, encontramos bombogira dá onde se originou,criando pombogira para depois oficializar na umbanda em linha esquerda " pombagira", também da sociedade secreta "gelede", derivada das "yamins" que justifica e fundamenta a palavra" pombagira".

16. Exu de umbanda

No campo da religião de umbanda sagrada, o significado de exú é:
E = confirmação, estrito, afirmativa, meio;
X = sustentavel;
U = util;
então, fica: " o senhor que protege no caminho", " o senhor do meio " ou ainda " o corre gira".

Exú não é demonio, exú não vampiro, exú não aceita bebida, exú não aceita oferenda, exú não é maú, exú é de luz, exú é orixá, exú é intermedio entre homem e "OLORUM"(DEUS),exú é intermedio entre a rezão e a emoção, exú é intermedio entre coração e a mente, exú é veiculo entre homens e os orixás, exú é intermedio entre corpo fisico( materia) e o corpo espiritual( espirito), exú é intermedio entre luz e trevas, exú é meio entre força do bem e do mal, exú é caminho, o equilibrio, o meio, EXÚ É VIBRAÇÃO que o espirito toma por roupagem fluidica e atua nesta faixa vibradoria, em acrescimo, existe orixá exú feminino( pombagira), orixá exú masculino, orixá exú mirim( criança), que complementa outras envergadura, como diversos nomes exemplos, exú da porteira, exú da mata, exú do lodo, exú preguiça, exú caveira, exú do fogo, exú do toco, exú da alegria, exú da luz, exú tranca rua, exú da encruzilhada, exú da montanha, exú do cosmo, exú ze pilintra, exú do aço, este tipo de exú é um das qualidades das diversas faixas vibratorias que existe no universo, numa representação simbolica.

15. Pombagira

Pomba -gira = é considerado orixá exú feminino, a guardiã, vem com intuito de mestra das passagens, reparadora, intermediaria entre os homens e mulheres, entre " OLORUM"( DEUS), e os humanos, entre espirito e o corpo fisico, as dirigentes do umbral, purgatório ou seja as policiais.

14. Exú mirim

Exú mirim significa erês, ibejis, crianças que atua na banda da esquerda, que manifesta em terreiro ou tenda de umbanda sagrada, com o intuito de elevação. São espiritos que utiliza de roupagem fluidica,que por missão, numa dimensões superior criaram a energia diminuta,condensando o ser espiritual, ao tamanho e formato infantil, se tornando crianças.


2 páginas - 28 Definições