Veado

7 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Veado é um Substantivo, masculino singular ;

Substantivo masculino
1. mastozoologia. Designação comum a mamíferos ruminantes da família do cervídeos, de coloração geralmente baia ou amarronzada, cornos ramificados ou simples, presentes apenas nos machos, pata com quatro dedos, pernas longas e cauda curta. Mesmo que suaçu.
2. culinária. A carne do veado usada na culinária.
3. ludologia. No jogo do bicho, o 24º grupo, que corresponde ao número do veado (o 24) e abrange as dezenas, 93, 94, 95 e 96. Daí o número 24 substituir a palavra veado em textos e em falas.
4. Homossexual do sexo masculino; pederasta, boiola, bicha, gay.

Etimologia: não há uma explicação satisfatória para o uso da palavra como tabuísmo para homossexual masculino, mas conta-se que nos tempos do Império, a partir de meados do século XIX, em praças do Rio de Janeiro, rapazes reuniam-se alegremente, formando bandos para, entre outros objetivos, atender os ricaços da época em busca de aventuras sexuais. Quando a polícia, que nunca foi muito chegada em veados, aproximava-se para coibir a caça, a moçada saía correndo aos saltos, como fazem seus homônimos cervídeos. Foi daí que surgiu a denominação que se fixou como um dos insultos mais populares do Brasil.

Gramática: A palavra viado, adjetivo e substantivo masculino, não existe no sentido de pederasta ou homossexual masculino, pois siginifica tecido de lã, com riscas ou veios. A troca do"e" pelo "i" acontece apenas na pronúncia, que varia de região para região no Brasil, como ocorre com as palavras vearia, cearense, tear, teara e outras. Não é apenas no inglês que o "e" é pronunciado como "i" em muitas palavras.

Locuções
"bancar o veado"
1. Proceder de modo repreensível com alguém; evitar ou desvencilhar-se de modo reprovável de uma situação.
2. Portar-se de maneira excessivamente reservada, reticente ou embaraçada.

* Assustados com a presença do caçador, os veados fugiram em desabada carreira.
* Afetado, o veado virou as costas e saiu meneando as ancas.
  


Muitas pessoas confundem VEADO com VIADO. "Viado" é a redução de "transviado" (que saiu da via, do caminho) e é usado para designar os homossexuais masculinos. Já o "veado" é um animal.

A caça ao veado é proibida, no Brasil.
  

VEADO é um nome dum mamífero da ordem dos artiodáctilos pertencentes, em senso estrito, à família Cervidae. Entretanto, várias espécies semelhantes, de outras famílias da mesma ordem, são também chamados veados. Em Portugal é normalmente usada esta designação para referir os veados-vermelhos. São encontrados em todo o mundo, exceto na Austrália (as espécies que lá vivem, embora em estado selvagem, foram introduzidas na colonização). Os machos da maioria das espécies desenvolvem esgalhos ou galhadas (e não cornos, o que distingue o grupo dos outros ruminantes) no crânio, que são renovados anualmente. São usados como arma durante a estação de acasalamento, nos combates entre machos. Os veados sem esgalhos possuem longos caninos superiores, que usam como arma. Os veados são polígamos. Os veados são herbívoros com alimentação específica devido à pouca especialização do seu estômago, que não digere vegetação fibrosa como erva. Assim, alimentam-se principalmente de rebentos, folhas, frutos e líquenes. Têm ainda elevados requerimentos nutricionais de minerais que lhes permitam crescer novos esgalhos todos os anos. Certas espécies de veados ao longo das Américas foram quase exterminadas por ser sua carne considerada uma iguaria. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção. O menor veado conhecido é o Muntiacus putaoensis, encontrado em 1997 em Mianmar, com apenas 45 cm de altura. Sobrenome com esse significado. O plural de VEADO é VEADOS.

Exemplos de veados no Brasil: Beatriz Veado, Dilermando Veado, Gardênia Veado, Rodrigo Veado e assim sucessivamente.
  


1. No Brasil o termo é utilizado para designar o homossexual masculino passivo.
2. Indivíduo afeminado.

Aquele veado já foi casado com minha amiga Antônia.
  

1. Nome comum de alguns mamíferos ruminantes.

A fêmea de veado, no entanto, tinha ferimentos tão graves na barriga, cabeça e pescoço que teve de ser sacrificada, segundo informou a assessoria de imprensa do parque.
  


Homem homossexual.

Aula de dança, desfile de roupa e corpo depilado é coisa de veado!
  

Outras informações sobre Veado:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Veado pode ser um palavrão/ofensiva
A Palavra Veado pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Veado possui 5 Letras
A Palavra Veado possui 3 vogais - ea o
A Palavra Veado possui 2 consoantes - v d
A Palavra Veado ao contrário: Odaev
Busca reversa Onomasiológica por Veado

1 página - 7 Definições