Xistosidade

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Xistosidade é um Substantivo, feminino singular ;

A xistosidade é uma foliação característica de médio a alto grau de metamorfismo, na qual minerais tabulares ou alongados, de granularidade média-alta (visíveis a "olho nu", se alinham, segundo uma determinada direção, permitindo que a rocha fenda, segundo planos lisos a ligeiramente ondulados mais ou menos paralelos.

Uma rocha que apresenta levado grau de metamorfismo é o Gnaisse.
  


1- Qualidade, caráter, estado do que é xistoso, isto é, que pode ser dividido em lâminas delgadas: rocha que apresenta xistosidade.
2- Estrutura penetrativa de minerais recristalizados segundo orientação preferencial em planos e/ou linhas (xistosidade planar e/ou linear).

3- O têrmo xistosidade é mais usado para xistosidade planar. Quando a xistosidade torna-se mal definida devido a inexistência ou pequena ocorrência de minerais filitosos ou prismáticos, sobressaindo a ocorrência de minerais que tendem a ser equidimensionais como feldspatos, quartzo, piroxênio, o têrmo foliação (uso genérico) é mais aplicável.

Ardósia, gnaisse (rochas metamórficas) apresentam xistosidade.
  

Elemento estrutural da rocha, evidenciado pela existência de planos paralelos (foliação) resultantes da existência de uma forte recristalização dos minerais. Como se fossem lâminas paralelas.

Essa rocha apresenta xistosidade.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/86/Chlorite_schist.jpg
  


Outras informações sobre Xistosidade:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Xistosidade possui 11 Letras
A Palavra Xistosidade possui 5 vogais - i o i a e
A Palavra Xistosidade possui 6 consoantes - x st s d d
A Palavra Xistosidade ao contrário: Edadisotsix
Busca reversa Onomasiológica por Xistosidade
Visualize Xistosidade

1 página - 3 Definições